Atleta Oeirense, profissional de fisiculturismo do Piauí é campeã nacional em SC


Primeira atleta a conquistar o cartão profissional no Piauí e bicampeão piauiense na categoria Bikini Fitness, Brenda Farias foi Campeã Nacional de Fisiculturismo do Campeonato Sardinha Classic, segundo maior evento do esporte no Brasil. O evento contou com mais de 800 participantes e aconteceu em Santa Catarina.

Brenda é profissional de Educação Física e teve seu primeiro contato com o fisiculturismo, após receber o convite de um amigo para colher dados entre atletas e realizar um trabalho de nutrição.


“Lá dentro, conhecendo, vendo as pessoas e conversando, as pessoas começaram a falar que eu tinha físico de Bikini – categoria que eu faço parte hoje – e aí comecei a admirar os atletas e todo aquele envolvimento que havia lá dentro entre treinador, atleta estratégias e tudo mais”, contou Brenda.

A partir desse primeiro contato, o interesse e a curiosidade sobre a categoria só aumentaram. Com acompanhamento nutricional, Brenda se propôs a ingressar no esporte e iniciou pesquisas sobre a categoria e analisar o que era necessário melhorar em seu porte físico e buscar um padrão apto competições.


Brenda e o nutricionista Rodrigo Uchôa

Após se mudar para Oeiras, já sem treinador, Brenda iniciou seu treinamento em 2017. Foram dois anos de preparação solitária, até conhecer o treinador Roniel Souza, de Caxias-MA e o nutricionista Rodrigo Uchôa até sua estreia em 2019, em Teresina, no Campeonato Estreantes Piauiense. “Lá, eu fui Top 1 na minha categoria, que é Bikini Fitness, até 1m66”, contou a atleta.

Depois de estrear, a participação em competições prosseguiu e ainda em 2019, Farias foi Campeã Piauiense Top 1 na sua categoria e Campeã Overall (campeã entre todas as campeãs da categoria Bikini). O caminho estava trilhado e, o Top 5 no Campeonato Brasileiro chegou no fim do ano.


Profissionalização

Após a paralisação de competições, devido à crise sanitária causada pela pandemia de coronavírus, 2020 foi marcado por um período de treinos em casa, já que as academias estavam fechadas.

Com a retomada gradual dos torneios, em dezembro de 2020, Brenda voltou ao Campeonato Piauiense e confirmou seu favoritismo. Em janeiro, a ida à São Luís na Copa World Nacional, e as premiações, renderam à atleta o Cartão Pro-Card. Atualmente, Brenda é a única mulher piauiense com o título.

Fisiculturismo no Piauí

O esporte que tem origem na Grécia, a partir do mito de Milon de Crótona - um atleta do período Olímpico greco - que baseava seus treinamentos a partir de um bezerro utilizado nos exercícios. No período Ocidental denominado modernidade, o esporte começou a se organizar em 1940, com o primeiro campeonato mundial. Em 1965, Joe Weider criou o Mister Olympia, principal torneio do mundo, que tem o ex-ator e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenneger, como um de seus expoentes.

Ao GP1 Esporte, Brenda explicou que a principal concentração de atletas no fisiculturismo se concentra em Teresina. Aqui, temos dois atletas profissionais e campeonatos são organizados pela IFFBB – PI (Federação Piauiense de Fisiculturismo e Fitness – Piauí).

“São três campeonatos com diferentes categorias, masculinas e femininas, que acontecem aqui em Teresina, organizados pela IFFBB-PI. Tem o Campeonato Piauiense, o Estreantes e a Copa Piauiense de Fisiculturismos que acontecem anualmente, reunindo atletas filiados no Piauí e também pessoas de outros estados que se filiam à Federação Piauiense”, disse Brenda.
Matéria da Redação
Matéria da Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Colônia, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (89) 98821-8880

Nenhum comentário:

Postar um comentário