Com o tema Santo Antônio, exemplo e caminho de comunhão com Jesus Cristo e o lema Corações ardentes, pés a caminho (Lc 24, 32), os paroquianos da paróquia Santo Antônio vivenciaram a trezena e a festa de seu padroeiro Santo Antônio, com muita fé e espírito de comunidade, além de gratidão a Deus pelos 10 anos de criação da paróquia, como também a chegada de seu novo pároco, o padre Julielmo Marques.
A trezena aconteceu de 31/05 a 13/06 e contou com a presença de um grande número de fiéis, tanto da cidade como das comunidades, que todas as noites participaram desse tempo de graça. A abertura deu-se com um momento de oração e um delicioso café comunitário.
Todas as noites, durante as missas, estiveram presentes vários padres da Diocese de Oeiras, bem como, o bispo Dom Edilson Sores, que celebraram com a comunidade, trazendo sempre momentos de profunda reflexão da Palavra e de ensinamentos deixados pelo glorioso padroeiro.
Durante a trezena aconteceu também a festa das inscrições para a catequese de Iniciação a Vida Cristã, para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Festa essa que contou com muita animação e participação das famílias.
Durante as treze noites a paróquia saiu de sua rotina normal e passou a celebrar seu intercessor, um encontro das pessoas com Deus e consigo mesmas, foi também um grande encontro social, das famílias, das pessoas da comunidade que a cada noite traziam suas princesas e príncipes, seus patronos, noitários e patrocinadores e se confraternizavam na quermesse e leilão comunitário promovida pelos agentes pastorais, realizando as suas contribuições para com o festejo.
A festa do glorioso Santo Antônio, dia 13/06, teve início com a reza do santo terço e em seguida a procissão pelas ruas da cidade, a imagem conduzida por fiéis que se revezavam durante o percurso, abençoava a todos que acompanhavam a procissão e toda a comunidade coloniesse. Em seguida aconteceu a missa solene na frente da igreja matriz, lotada com uma enorme multidão de fiéis.
"A festa do padroeiro é uma grande oportunidade para cada um de nós alimentarmos nossa fé, a comunidade entra em espírito de graça, é uma oportunidade de reavivar a nossa fé".
Na segunda Carta a Timóteo, São Paulo dizia: "reaviva o dom de Deus que há em ti? (2Tm 1,1-8) e, foi esse o nosso grande objetivo, enquanto paróquia, evidenciar o encontro pessoal que os discípulos desencorajados pela crucificação de seu Mestre tiveram com a Ressurreição e, com entusiasmo, colocaram-se a caminho para anunciar a Boa Nova" afirmou o padre Julielmo justificando a escolha do lema para o festejo deste ano em honra a Santo Antônio: "Corações ardentes, pés a caminho" (Lc 24,32).
Nenhum comentário:
Postar um comentário