Inauguração do Corpo de Bombeiros em Oeiras tem atraso, e MP PI abre processo de investigação


O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Oeiras, está conduzindo um processo para investigar a suposta demora na inauguração do quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí na cidade de Oeiras.

O processo, registrado sob o número 000122-107/2023 no Sistema de Informações do Ministério Público (SIMP), teve origem a partir de uma notícia veiculada pelo portal Oeiras em Foco no dia 1º de julho de 2023. Atualmente, encontra-se na fase de coleta de informações. Recentemente, em 21 de setembro, a promotora Emmanuelle Martins encaminhou um ofício à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI) solicitando informações sobre o assunto.

A principal justificativa apresentada pelas autoridades para a demora na inauguração do quartel é a espera por uma data festiva adequada para a cerimônia de inauguração. O Chefe de Gabinete do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, o Tenente-Coronel Egídio Leite, anteriormente prometeu que a inauguração ocorreria durante o mês de julho. Ele também explicou que a demora estava relacionada à necessidade de coordenar uma agenda que incluísse a participação de autoridades.

"Para implementar a prestação de serviços pelo Corpo de Bombeiros, é necessário um equilíbrio entre recursos humanos, recursos materiais e infraestrutura, além do cumprimento das normas legais, que precedem todas as outras etapas. Portanto, a demora observada até o momento é devida à necessidade de resolver questões que envolvem medidas adequadas para a inauguração. No caso específico de Oeiras, temos feito esforços contínuos para inaugurar a unidade na cidade. O Comando do Corpo de Bombeiros está trabalhando para que a inauguração ocorra ainda em julho, aguardando apenas a definição de uma agenda que inclua as autoridades que participarão do evento", declarou o Tenente-Coronel Egídio Leite na época.

É relevante mencionar que a instalação do Corpo de Bombeiros em Oeiras é uma demanda antiga do ex-deputado Mauro Tapety, que vem defendendo essa iniciativa desde 2014. Após muitos anos de esforços, em 2023, a cidade finalmente recebeu o prédio e os equipamentos necessários para o funcionamento da unidade. No entanto, curiosamente, o próprio ex-deputado, que tanto se empenhou pela criação da unidade, agora está entre os que estão retardando a inauguração. A razão alegada é o desejo de uma data especial para a inauguração, bem como a presença do Governador Rafael.

Vale a pena ressaltar que, de acordo com o comando do Corpo de Bombeiros, todos os recursos necessários, tanto materiais quanto humanos, estão disponíveis. Mesmo assim, o quartel do Corpo de Bombeiros de Oeiras ainda não foi colocado em funcionamento, resultando no pagamento mensal de aluguel por um prédio ocioso por parte do governo.

Com informações do Portal Oeiras em Foco
Matéria da Redação
Matéria da Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Colônia, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (89) 98821-8880

Nenhum comentário:

Postar um comentário