A cidade de São João da Varjota-PI, a 33 km de Oeiras, é a segunda cidade do estado em que sua economia mais depende da administração pública. Os dados são do levantamento do PIB por municípios divulgado pela IBGE. Informação do Oeiras em FocoA cidade que foi desmembrada da primeira capital do Piauí, tem 71,35% do seu PIB ligado a atividade de Administração, defesa, educação e saúde públicas e seguridade social.
A cidade com maior percentual a depender da administração pública no Piauí é Santo Antônio dos Milagres, com 76,28 e logo após, São João da Varjota, vem a cidade de Lagoa de São Francisco, com 70,52%.
As cidades em o PIB menos dependem da administração pública são Ribeiro Gonçalves, com 6,5%; Uruçuí, com 5,41%; e Baixa Grande do Ribeiro, com 5,15%, todos tendo como principal atividade a agricultura, com forte produção de grãos (soja e milho).
No Brasil, 2.409 municípios (43,2%) tiveram a atividade de Administração, defesa, educação e saúde públicas e seguridade social como principal motor de sua economia. Dentre as unidades da federação, nos estados do Amazonas, Roraima, Amapá e Paraíba esse percentual ultrapassou 90,0% dos municípios. Por outro lado, o Estado do Paraná apresentou apenas 6,3% de suas municipalidades com essa característica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário